• Tarsila P Viggiani

Por que perguntar?

Updated: Jul 24

Quando aprendi a fazer entrevista, segui a cartilha do meu gestor e fazia as clássicas perguntas: “Você tem filhos?” “Que idade?” “Pretende ter mais?” “Quem vai ficar com eles quando você vier trabalhar?” “E se ficar doente?”.


Ao longo da minha carreira continuei fazendo entrevista, parei de perguntar “Pretende ter mais” – essa pergunta é ruim de ouvir até quando não se está em entrevista de emprego - e continuei fazendo as demais perguntas. Porém, o meu olhar sobre as respostas passou a ser diferente, principalmente depois da maternidade.


Saber que uma mulher não tem rede de apoio me faz acreditar que ela se entregará de corpo e alma ao trabalho pois é de lá que virá o sustento da família. Saber que ela não tem rede de apoio me faz solidária as dificuldades que ela enfrenta. E para clássica pergunta “e se seu/sua filho(a) ficar doente, o que você vai fazer?” eu sempre esperava ouvir que ela iria ficar com o filho. Sim, eu via que isso causava um certo incômodo

– não é fácil falar em uma entrevista de emprego que você vai faltar (embora tantas outras pessoas faltem por diversos outros motivos) - mas eu esperava essa resposta e acalmava a pessoa ao final da resposta que era questão de humanidade ficar com uma criança em casa. Caso a pessoa me falasse sem pestanejar que iria ao trabalho e deixaria o filho/a doente em casa, esse é um funcionário com quem eu não queria trabalhar.


Mas, como a maturidade traz coisas boas além da flacidez e dos cabelos brancos, é claro que antigamente eu só fazia essas perguntas às mulheres. Hoje eu continuaria fazendo essa pergunta, mas faria em todas as minhas entrevistas, para homens ou mulheres. Apenas para ver como são essas pessoas em relação a sua família, quais são os seus valores e com que pessoas eu vou lidar caso venha a contratá-los, pois a maneira que uma pessoa se relaciona com seu próprio filho diz muito sobre ela – e isso te poupa muitas outras perguntas.

E você, faz esse tipo de pergunta? O que acha de começar a fazer essas perguntas para os homens?

Se preferir:

Telefone
Email

(11) 94910-1999

Acompanhe nas redes sociais!
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon